Diário de Oração

19/06/2025

O Escape de Deus: Como Ele Abre Caminho Onde Não Há Saída e Garante Sua Vitória

 


🕊O Escape de Deus: Quando Não Há Saída, Ele Abre o Caminho.

O escape é a providência divina que Deus concede quando estamos em situações das quais, humanamente, não conseguimos sair. Quando não há força, recurso ou estratégia capaz de nos tirar, Deus abre o escape. Aleluia!

Olhe o que diz o Salmo 124. O salmista canta:
“A nossa alma escapou como um pássaro do laço do passarinheiro. O laço quebrou, e nós escapamos.”

Mas atenção: o texto original não está dizendo que Deus quebrou o laço antes que o pássaro fosse capturado. Na verdade, o laço foi ativado — o pássaro chegou a cair na armadilha — mas, mesmo assim, Deus providenciou o escape. O laço foi acionado, a emboscada armada, mas Deus, com sua poderosa mão, fez o impossível: nos livrou de dentro da armadilha já ativada. Nós sobrevivemos porque Ele interveio.

Assim também declara o apóstolo Paulo: “Havendo escapado…”
Essa é a confissão de quem reconhece que não chegou até aqui pela própria força, mas porque a mão de Deus o sustentou. Rodeado pelo que queria matar, está vivo; cercado pelo que queria paralisar, ainda caminha; ameaçado pelo que quase encerrou a história, mas com cântico de gratidão nos lábios: “Foi a mão do Senhor que me trouxe até aqui!”

Você está cercado do que queria te parar, mas permanece em pé!
É por isso que o inimigo não entende. O diabo se enfurece porque, apesar de tantos motivos para parar, você continua avançando. Enquanto a palavra de Deus guiar a sua vida, o mal pode cercar, mas não toca! Não paralisa! Não anula!

🔥 O Cuidado Inesperado de Deus

Em Atos, ao relatarem o naufrágio de Paulo, lemos: “Soubemos que a ilha se chamava Malta.” Ali, bárbaros — pessoas rudes, desconhecidas — acenderam uma grande fogueira e cuidaram deles por causa do frio e da chuva.

Deus havia escalado uma equipe improvável para cuidar de Paulo e seus companheiros. Após a tempestade, quando tudo em nós fica abalado — corpo, mente e emoções —, Deus, em sua fidelidade, levanta pessoas, até mesmo de onde menos esperamos, para nos socorrer.

Talvez você ore por todos, cuide de muitos, mas sinta que ninguém cuida de você. Mas o Senhor diz: “Eu já dei ordem para alguém cuidar de ti. Alguém intercederá por tua casa. Eu estou levantando mãos que orarão por ti, porque até os fortes precisam de cuidado.”

Pare de alimentar a ideia de que é invencível. Pode ser profeta, ter dons, mas ainda é humano, frágil e dependente da graça. O Senhor hoje te coloca no colo e diz: “Eu vou cuidar de ti. Eu sei que você está cansado, mas hoje Eu restauro tua saúde física, emocional e espiritual.”

Levante a mão direita, imponha sobre sua própria testa e declare:
“Eu recebo restauração total em nome de Jesus!”

Espírito de depressão, perturbação e loucura: em nome de Jesus, eu te denuncio e te repreendo! Receba saúde, equilíbrio e paz! Deus está cuidando de você.

🔥 A Fogueira Continua Acesa

Há fogo aceso! Há cuidado! Há presença de Deus!
Não se afaste da fogueira, pois foi acesa para te renovar. Crente não pode ficar frio, precisa estar perto do fogo, perto da comunhão.

O graveto seco, aparentemente sem utilidade, longe da árvore, é o que Deus usa para manter o fogo aceso no altar. Levítico 6:13 diz: “O fogo arderá continuamente sobre o altar e não se apagará.”

O que o mundo despreza, Deus inclui no culto. O graveto seco alimenta o fogo da presença, mantém a chama acesa, aquece a comunhão. Perto do fogo, tem utilidade. Longe do fogo, abriga veneno. Perto do fogo, serve para avivar; longe do fogo, torna-se morada de serpente. O que deveria alimentar o altar, distante da presença, se corrompe e espalha veneno.

Mas hoje Deus está aproximando você do fogo. A presença vai queimar e purificar!

🐍 O Ataque Não Vai Te Parar

Veja Paulo: mal saiu da tempestade e já foi atacado por uma serpente que se prendeu à sua mão. Primeiro ataque externo: o vento, as ondas, o naufrágio. Depois ataque interno: o veneno tentando paralisar de dentro para fora.

O inimigo trabalha de todas as formas para parar o servo de Deus. Mas quanto maior o ataque, maior o propósito! Se o diabo se esforça tanto para te parar, é porque você, em movimento, dá trabalho para o inferno.

E eu profetizo sobre tua vida:
Ataque externo não para! Ataque interno não para! Ataque oculto não para!
Ainda que alguém use o teu nome em rituais, o Senhor declara:
“Nenhuma arma forjada contra ti prosperará!”

O diabo que lute, mas Deus garante a tua continuidade!

Missionária Rafaela Nascimento

14/06/2025

Do Vale ao Milagre: A Geografia da Obediência e o Recomeço de Deus na Sua Vida

 



O Vale Não É o Fim – É o Lugar do Milagre!
“Ah, o vale? Não! Essa fase eu não quero na minha vida!”

Quem aqui quer passar pelo vale? Levanta a mão… ninguém quer. Mas e se eu te dissesse que, na geografia de Deus, o vale também é lugar de milagres? Oh, glória!

Quer uma prova? Vamos à Palavra: o profeta Ezequiel disse: “Eu estava onde o Espírito me levou, e Ele me pôs no meio de um vale.” Qual era a condição do vale? Vergonha, sequidão, escassez. E quem era ele ali? Continuava sendo profeta! Ele chorou? Não. Ele profetizou. E, ao obedecer à voz de Deus, se levantou um exército poderoso naquele mesmo lugar!

A Bíblia também nos conta que Isaque estava no vale. E o que ele fez? Os servos começaram a cavar e… encontraram uma mina de águas correntes! Todos procuravam fontes, mas Deus deu aos servos de Isaque a geografia e a localização exatas do milagre.

🙌 Receba essa palavra profética: Deus te dará a direção certa. Milagres escondidos para muitos serão revelados a você, porque o céu decidiu liberar essa bênção!

Na próxima semana, alguém estará aqui testemunhando: “Eu vi a mão de Deus agindo na minha vida!” E não será coincidência – será milagre para quem anda em obediência!

Muitos vão dizer: “Foi sorte!” “Foi a família!” “Foi o lugar!” Mas você saberá que foi obediência à direção de Deus. Porque quem anda sob direção divina, não entra na fila da terra – ele contradiz essa fila! Vai parecer que chegou por último, mas recebe primeiro.

A Bíblia diz que os filisteus entulharam todos os poços que Abraão cavou. Mas Isaque os reabriu, devolvendo a eles o nome que seu pai havia dado. Ouça bem: Deus vai usar você para restaurar projetos e heranças da sua família que pareciam perdidos. A unção que estava sobre quem veio antes de você repousa sobre a sua vida agora!

Há dons sendo ativados: cura, profecia, milagres. Alguém achou que tudo terminou com Abraão, mas Deus está dizendo: “Eu vou usar você, Isaque!”

📍 Saia dos poços de confusão. Tem gente tentando provar que foi ele quem cavou, mostrando ferramentas e valores. Mas isso só está roubando suas forças. Deus diz: “Do mesmo jeito que te dei sabedoria antes, darei de novo para encontrar um novo poço – com milagres secretos para você.”

Lá estavam os servos cavando… e encontraram água de novo! Eu imagino Deus dizendo à água: “Vão onde eles forem. Onde eles pisarem, quero que a água esteja debaixo.”

A Bíblia diz: “Darei ordem às bênçãos para que andem atrás de você.” E mesmo cansado, mesmo abrindo mão de portas que um dia sonhou, Isaque entendeu: Deus não me chamou para confusão.

E então, quando cava novamente… ninguém contende. Ele diz: “Deus preparou um lugar espaçoso para nós.”

🛑 Deus está colocando um limite nas ações do inimigo. Você já tentou de tudo, falou, agiu, mas nada resolveu. Agora Deus diz: “Eu desço como o paralisador da ação do inimigo. Chegou o tempo do rebote.”

Não tenha medo, Isaque. Quando Deus determina o limite, nenhum opositor se atreve a ultrapassá-lo.

🕊️ Prepare-se para receber de volta. Aqueles que disseram que não era mais o seu lugar… você terá que liberar perdão, amar de novo. Dói? Sim. Mas é maturidade cristã. Quem anda com Deus não ora esperando vingança, ora com leveza.

Perdoar não é porque somos bons, é porque reconhecemos que só estamos de pé pela graça. O perdão não nasce da superioridade, mas da humildade diante da cruz.

⚠️ Rompa com a mentalidade que te adoece. Alimentar ódio e mágoas só te prende. Deus diz: “Deixa-Me te abençoar a tal ponto que teu coração não fique preso às pequenas dores que fizeram contigo.”

Declare: “Senhor, já que o Senhor me abençoou, prepara meu coração para liberar quem preciso liberar, aceitar quem preciso aceitar, amar quem preciso amar.”

🪷 Receba a leveza de Deus. Um evangelho que cura, que liberta, que atrai. Que faz as pessoas olharem para você e dizerem: “Eu quero o que você tem!”

Jesus não apenas trouxe bênçãos – Ele é a bênção. E está com você todos os dias. O Espírito Santo é o penhor dessa promessa. Hoje, você não é apenas alguém com a bênção na cabeça. Agora você é morada!

🔥 É por isso que o inferno te odeia. Porque com todas as lutas que você enfrenta, ainda brilha nos olhos, ainda tem força no coração. Deus te dará ideias do alto, direção divina. Você será uma fonte limpa, onde todos poderão beber.

🚪 Deixe Deus limpar teu coração. Você não vai mais carregar marcas, nem peso. Vai voar leve. Vai caminhar com leveza. Vai viver um evangelho de paz.

🙌 Paixão para viver. Paixão para sonhar. Paixão para realizar os projetos de Deus. Essa prisão emocional cai hoje. Você não será refém das dores – será instrumento de cura por onde passar.

Gabriela Lopes

05/06/2025

Navegando a Tempestade: Quando Deus Acalma Você ou o Mar


Esteja convicto de uma certeza inabalável: A Palavra de Deus é maior do que qualquer circunstância que se levante contra a sua vida e o seu ministério. Se há uma palavra liberada por Deus, haverá cumprimento! Mesmo que surja resistência, a Palavra é maior. Se vier o ataque, a Palavra é maior. Se a calúnia se levantar, a Palavra é infinitamente maior.

A Palavra de Deus transcende qualquer decreto humano, seja ele de homens comuns, de peritos, governadores, deputados ou presidentes. Ela é superior a qualquer potestade ou autoridade terrena. Diante da Palavra de Deus, Satanás, saia da frente! Porque a Igreja caminhará e prosperará debaixo dessa Palavra.

Foi o próprio Jesus quem declarou: "Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão." E também afirmou: "A erva seca e a flor cai, mas a palavra do nosso Deus permanece para sempre." Deus instruiu o profeta, dizendo: "Assim como a chuva e a neve descem do céu e não retornam para lá sem irrigar a terra e fazê-la brotar e florescer, [...] assim também será a minha palavra: não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei."

Levante sua mão direita e receba isto da parte de Deus, pois Ele te trouxe aqui para te dizer: "Minha palavra está abrindo caminho para você passar. Minha palavra está abrindo portas onde nem paredes existem. Minha palavra está quebrando toda resistência, todo levante, todo ataque. Você vai prosperar e caminhar debaixo da Minha Palavra!" Há quem receba essa promessa divina?

Existem duas armas poderosas investidas no crescimento e avanço da Igreja: primeiro, a Palavra que não falha, que não cai por terra; segundo, a virtude do Espírito Santo, que visita os crentes, enchendo e sacudindo a Igreja com Seu poder. Era isso que o sistema opressor não entendia: quanto mais batiam, mais a Igreja caminhava; quanto mais censuravam, mais a Igreja crescia. Proibiam cultos em praça pública, mas não havia problema, pois o Espírito Santo e Sua virtude visitavam os crentes não apenas nos templos luxuosos de Jerusalém, mas também escondidos, na casa da irmã Maria. É a virtude do Espírito que levanta e visita a Igreja!

Foi isso que Nero e Constantino não compreenderam. Jogavam os cristãos nas arenas para serem devorados por feras, mas eles entravam cantando. Como alguém pode caminhar em direção à morte e ainda cantar? É a virtude do Espírito Santo! Prendiam um, prendiam outro, mas a Igreja não desistia, continuava orando. Qual era o mistério? A virtude do Espírito Santo! Quantas vezes vamos dormir cansados, desanimados, e no mistério da noite, da madrugada, Deus visita aquela casa, aquele quarto. E você já acorda renovado, dando lugar a Jesus dentro do seu lar. Alguém pode questionar: "Mas você não ia desistir?". É a virtude do Espírito Santo! Porque, se o crente não passar pelo processo, não está vivendo a fé genuína.

Olhe para mim: alcançar o destino é possível, mas o que as pessoas não sabem são as provações que precisamos enfrentar até chegarmos onde Deus determinou, até vermos Suas promessas se cumprirem. O que não sabem é o que temos que escutar, ver e sentir até desfrutarmos do cumprimento da Palavra de Deus. É o que acontece em Atos, capítulo 28: a página vira, o desejo se realiza, a Palavra se cumpre.

Aqueles que observam de longe podem dizer: "Ninguém vai escapar, ninguém sairá com vida." O que eles não sabem é que esta embarcação não está sendo guiada por homens, nem pelo leme do navio, nem por seu capitão. Quem guia esta embarcação é o próprio Deus, com Sua Palavra! E se é Deus quem guia, não importa o tamanho da tempestade, você vai chegar lá! Você vai chegar lá! Quem está de fora diz: "Ninguém sobrevive a isso." Mas eu venho de longe para entregar uma Palavra de Deus ao teu coração: nenhuma palavra de morte adentrará as portas da tua casa! Se ninguém escapou do que você está passando, prepare-se, porque você será o primeiro da tua casa, o primeiro da tua cidade, o primeiro da tua história a testemunhar o livramento. O Senhor te garante continuidade pela Palavra!

Acalmar tempestades é uma das especialidades de Deus. Jesus demonstrou isso em Seu ministério. Uma tempestade nada mais é do que a agitação do vento sobre as águas. O vento inquieto, perturbado, entra em contato com a água e a levanta. A água por si só não se agita; é o vento que provoca a tempestade. E sobre o vento, antes, não havia lei nem limite. Jesus mesmo disse: "O vento sopra onde quer. Você ouve o seu som, mas não pode dizer de onde ele vem nem para onde vai."

Pense nisto: Deus, em Sua criação, deu limites a tudo. Deu limite à vegetação: "Crescerá somente até aqui." Estabeleceu um limite para o mar: "Até aqui virás e não passarás." Determinou tempo de vida para a vegetação, para a floração, para a frutificação. As árvores respeitam o tempo e o limite de florescer, frutificar, secar e morrer. Mas para o vento, parecia não haver limite. Foi Jesus quem disse que o vento soprava aonde queria. Então, o vento pensou que poderia correr solto, causando tempestades onde bem entendesse, até o dia em que Jesus despertou na popa de um barco, levantou-Se e ordenou: "Vento, acalme-se! Até hoje você corria sem limites, mas a partir de agora, respeitará o limite que Eu lhe dou. Aquiete-se!"

Na mesma hora! Não sei se você veio para receber uma palavra, mas o Senhor liberou um comando, e eu vou liberar sobre sua vida, porque Ele está dizendo: "No dia de hoje, enquanto você está aqui, Eu estou colocando limite em algumas coisas!" Há situações e pessoas que estão correndo soltas demais, mas Jeová te trouxe aqui esta noite para dizer: "Enquanto você está aqui, Eu te visito e coloco limite no que precisa ser contido lá fora!" Diga para a pessoa ao seu lado: "Jesus está colocando limite!" Com convicção, declare: "Limite! Terra, prepara-te, porque haverá mudança da parte de Deus naquele lugar! Tem limite, tem limite, tem limite da parte de Deus!"

Há uma tempestade levantada, diga comigo: "Tempestades!" Aleluia! E sobre as tempestades, precisamos concordar: às vezes, Deus vai acalmar a tempestade. Ele vai chegar, falar com o vento, o vento falará com o mar, e o mar se aquietará. Mas, em outras vezes, Ele não acalmará a tempestade; Ele acalmará o marinheiro. É assim que funciona. Às vezes, Ele acalma a tempestade, e a bonança nos traz descanso. Mas, outras vezes, Ele acalma o marinheiro. Aleluia! Isso é algo que só o crente entende, que só o crente vive. No meio da tormenta, o crente canta! No meio do levante, ele dá glória! Alguém olha para você e diz: "Como você aguenta uma perturbação dessas e ainda está cantando, adorando, celebrando?" É porque você é crente, firmado em Jesus, e sabe que, às vezes, Ele acalmará a tempestade, mas, outras vezes, com o mar agitado e as ondas altas, quando você pensar em desequilibrar, Jesus chegará e dirá: "Acalme-se, sossegue!" E mesmo com tudo revirado, você estará tranquilo, cantando, porque Ele acalmou você.

Acredite: Hoje, Deus está olhando para você! Se eu fosse você, receberia esta palavra de mãos erguidas. Porque se Ele não estivesse olhando para você, essa história já teria acabado, este barco já teria afundado. Mas Ele te trouxe aqui para dizer: "Eu estou olhando para você e, enquanto olho, cuido da tua casa." Você crê que Ele acampa anjos ao redor da tua casa? Se o inimigo pudesse, já teria te devorado vivo. Mas Jeová te trouxe aqui para declarar: "Está na tempestade, mas é Meu! Está na noite escura, mas é Minha! Ninguém toca!"

Ele está olhando para você! À meia-noite, em Atos, capítulo 12, um anjo está no navio, acordando Paulo... Não, espere, era Pedro que estava preso! O texto diz que o governador, vendo que matar Tiago alegrou os judeus, prendeu Pedro para continuar a "festa". Mas Deus disse: "Não! Tiago foi, mas Pedro não vai." Prenderam Pedro e planejaram: "Amanhã a gente mata ele." Mas o anjo chegou antes do dia virar! Você acredita que o Senhor chegará primeiro? "Jesus vai chegar primeiro!"

O anjo chegou, e Pedro estava dormindo. Sabia que ia morrer, mas dormia. Sabia que era só questão de o dia amanhecer, mas dormia. O sono era tão pesado que o anjo entrou na cela, e ele não viu. Acredita que nem a claridade da presença angelical o incomodou? O anjo tocou nele: "Pedro! Ei, rapaz, Pedro, acorde! O Senhor mandou eu vir aqui te tirar." Imagino Pedro acordando, meio desnorteado, vendo os guardas – quatro grupos de quatro soldados – na frente, atrás, de um lado e do outro, todos dormindo. Ele se levantou. Quando já estava saindo, o anjo disse: "Ei, rapaz, a capa!" "A capa? Mas por quê?" "Porque Quem mandou eu vir te tirar é muito cuidadoso, Ele é zeloso. Lá fora está frio, e Ele não quer que você pegue nem sequer um resfriado. Bota a capa, porque vou te tirar daqui em segurança."

Às vezes Ele acalma a tempestade, às vezes acalma o marinheiro. Olhe, você tem um Dono! Paulo, você pode estar à deriva, mas tem Dono! Está na tempestade, mas tem Dono! Está na noite escura, mas tem um Dono! Avise esse crente ao seu lado: "Você tem um Dono!" Diga com convicção: "Tu tem Dono, terra! Tu tem Dono, vaso! Tu tem Dono, labareda de Jeová!" O Deus que te protege, te guarda de manhã, de noite, de madrugada. Guarda na segunda, na terça, no domingo, no feriado. Você tem Dono! Você compreende isso?

Sinta uma graça de Deus na sua casa, porque Ele está dizendo: "Enquanto você Me adora aqui, Eu estou desfazendo algo lá..." Irmã, por favor, com autoridade, estenda a mão em direção à tua casa. Não sei para que lado fica, mas estenda a mão agora! Porque Jeová está dizendo: "Estou visitando a tua casa, e o mal não vai entrar! O mal não vai entrar! O mal não vai entrar! Está batendo em retirada!" Deixe a mão levantada, porque se, por astúcia, Satanás chegar à porta da tua casa, Jeová estará lá esperando, dizendo: "Desaparece! A casa dela tem Dono! Desaparece! A casa dele tem Dono!" Ele está guardando, guardando, guardando!  "Você tem Dono!" Tu és pequeno, mas tem Dono! Tu estás no vale, mas tem Dono! Tu estás na prova, mas tem Dono! A porta está fechada, mas tu tens um Dono! Tu estás doente, mas tem Dono! Terra, estás tomando remédio controlado, mas tem Dono! Não está dormindo direito, mas você tem um Dono!

Tem Dono! Tem Dono! Paulo, o Deus de quem você é me enviou aqui para dizer: "A vida de ninguém se perderá!" Você lembra quando a tempestade começou e alguém disse: "Ninguém vai sair"? Lembra quando a tempestade se levantou e disseram: "Ninguém vai sobreviver"? Mas o anjo está dentro do barco, dizendo: "Ninguém vai é morrer! Ninguém vai afundar! Ninguém vai perecer!" Você crê que Ele está transformando a palavra de maldição em bênção? Alguém disse: "Ninguém vai sobreviver", mas Jeová te fala: "Ninguém vai morrer!" Haverá vida dentro da tua casa! Haverá vida dentro da tua casa! Paulo, a vida de ninguém se perderá!

Rafaela Nascimento

03/06/2025

A Oração: Uma Arma Infalível na Batalha Espiritual



Amados, vamos falar sobre uma palavra que talvez alguns considerem inadequada para este momento, mas que é fundamental para a nossa vida espiritual: a oração. Essa arma poderosa e infalível está sendo esquecida e relegada a um segundo plano por muitos de nós. No entanto, é justamente ela que nos permite enfrentar as batalhas da vida com confiança e vitória.
Quando ouvimos falar sobre oração, muitas vezes pensamos que é apenas um tema teórico, algo que podemos aprender e depois esquecer. Mas a oração não é apenas uma teoria; é uma prática que deve ser vivida diariamente. Não aprendemos a orar apenas estudando sobre oração; aprendemos a orar quando nos ajoelhamos e começamos a falar com Deus. E é exatamente isso que precisamos fazer: buscar a presença de Deus e nos comunicar com Ele de forma autêntica.
Imagine um campo de batalha onde cada soldado sabe que precisa ter sua arma para se defender do inimigo. Imagine agora que essa arma é a oração. Com ela, podemos enfrentar qualquer desafio e sair vitoriosos. A oração é uma arma infalível que nos preserva em meio à tentação, nos livra de inimigos poderosos e nos faz sentir amados de Deus.
A Oração nos Preserva em Meio à Tentação
Quantas vezes o inimigo preparou armadilhas para nós, e nós caímos nelas porque não estávamos orando? A oração nos aproxima de Deus de uma forma tão gloriosa que o Espírito Santo se revela e nos dá o itinerário para escapar das armadilhas do inimigo. Com a oração, podemos evitar a morte espiritual e proteger nossas famílias e entes queridos.
A Bíblia nos mostra exemplos de como a oração pode nos livrar de inimigos poderosos. Josafá, por exemplo, enfrentou uma grande batalha e, em vez de lutar, decidiu buscar a Deus através da oração. E Deus respondeu de forma maravilhosa, dizendo que não precisavam lutar, apenas se posicionar e ver o livramento que Ele faria.
A Oração nos Faz Sentir Amados de Deus
Quando estamos em oração, sentimos o amor de Deus de uma forma tão profunda que nos faz sentir prezados e amados. A oração nos faz lembrar que não estamos sozinhos nessa batalha e que Deus está conosco, nos fortalecendo e nos sustentando.
Conclusão
A oração é uma arma infalível que precisamos usar diariamente. Não podemos deixar que os cultos de oração se tornem vazios e sem propósito. Precisamos buscar a presença de Deus e nos comunicar com Ele de forma autêntica. Com a oração, podemos enfrentar qualquer desafio e sair vitoriosos. Não subestimemos o poder da oração; ela é a chave para a vitória em nossas vidas.
Que possamos aprender a usar essa arma infalível e experimentar a vitória em nossas vidas. Ore, creia no poder da oração e veja a transformação acontecer.

Missionária Aparecida Borges

 


Um homem Sem Deus Perde Todo o Sentimento

Hoje vemos muitos levantando bandeiras e dizendo que amam, proclamando a bandeira do amor e acusando a igreja de pregar o ódio. Mas ningué...

Arquivos Anteriores